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Sobre um polonês mágico

Comecei a estudar o cineasta de nome impronunciável, Zbigniew Rybczynski, não por conta de uma paixão, mas pelas provocações que o cinema deste polonês me causava. Com o passar de todos esse anos, fui olhando para o trabalho de Zbig sem o olhar chato e burocrática de quem precisa escrever algumas páginas no fim do semestre. Resultado: meu objeto sem paixão virou um dos meus grandes amores cinematográficos.

Disponibilizo a seguir um pequeno fragmento do meu texto escrito em 2007 para o meu trabalho de conclusão de curso.

Eu poderia falar da relação passado-presente na obra do cara, sobre o Zbig como um Méliès contemporâneo, sobre cada um dos vídeos dele... mas seria bem chato. Fiz isso aqui só para fazer você procurar por aí pelo senhor Rybczynski. Quem se interessar pelo cara, manda e-mail que envio minha monografia.

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Zbig nasceu em 1949 na cidade de Lodz. Apesar do seu nascimento coincidir com o período do pós-guerra, jamais fez referência a questões ligadas a esta temática em seus filmes, como fez o também polonês Andrzej Wajda em obras como Cinzas e Diamantes (Popiól i diament, 1958) ou a outras questões políticas, com exceção de The Discreet Charm Of The Diplomacy (1984), em que faz um irônico banquete com políticos.

Após mudar-se para Varsóvia, concluiu o high school na School of Fine Arts, onde teve aulas de pintura e seus primeiros contatos com técnicas de composição, utilização de cores e texturas. Zbig trabalhou ainda como animador para a Miniature Film Study, momento em que iniciou o seu interesse pelo cinema, especialmente aquele ligado às animações gráficas.

Foi somente com sua entrada na Lodz National Higher School of Film Theatre and TV que Zbig pôde realizar os seus primeiros experimentos cinematográficos. Suas primeiras realizações, Kwadrat (1972) e Take Five (1972), possuem uma forte influência da sua aproximação inicial com a pintura.

Após sua graduação, participou de dois projetos paralelos. Primeiro tornou-se membro do Warsztat Formy Filmowej, um grupo de artistas poloneses que desejavam criar arte de vanguarda na Polônia da década de 1970. Neste grupo, o cineasta pôde participar de três filmes de Andrzej Baranski, um documentário de Wojciech Wiszniewski e da produção Dancing Hawk, de Grzegorz Krolikiewicz. No mesmo período, cooperou com o estúdio Se-Ma-For: Plamuz (1973), Zupa (1974), Nowa ksiazka (1975) e Tango (1980).

Zbig lecionou na Áustria entre os anos de 1977 e 1983, período em que realizou Weg Zum Nachbarn (1976) e Mein Fenster (1979). O cineasta ainda participou de algumas produções para a TV austríaca e colaborou com o diretor Gerald Kargl no filme Angst como diretor de fotografia, editor e co-roteirista.

Apoiou e participou do Movimento Solidariedade, que culminou com a decretação da lei marcial na Polônia, no ano de 1981, o que fez com que pedisse asilo político na Áustria. Na mesma época, Zbig recebeu um Oscar de Melhor Curta de Animação por sua produção Tango. Após o prêmio, o diretor decidiu mudar-se para os Estados Unidos com sua família, residindo na cidade de Nova Iorque.

Não demorou muito para que o cineasta se aproximasse de produções televisivas. Nos três primeiros anos em solo americano, Zbig participou de mais de trinta vídeos clipes e de produções para redes de televisão como a NBC, para qual criou The Discreet charm of Diplomacy (1984) e The Day Before (1984).

A partir de 1986, passou a utilizar a tecnologia de High Definition em todas as suas produções. Com a fundação de sua produtora em 1987, a Zbig Vision Studios, criou Steps (1987), The Fourth Dimension (1988), The Orchestra (1990) e Kafka (1992), obras que o fizeram ter maior reconhecimento internacional, algo que não acontecia desde Tango.

Em 1992, fechou o seu estúdio e mudou-se para a Alemanha, onde trabalhou no Centrum für Neue Bildgestaltung (CBF) e Kunsthochschule für Medien, entre os anos de 1994 e 2001.

No final de 2001, Zbig retornou para os Estados Unidos, dando continuidade às suas pesquisas sobre novas tecnologias cinematográficas. Em Los Angeles, onde reside até hoje, tornou-se membro do Ultimatte e iMatte, empresas que trabalham com tecnologias no campo da imagem. Atualmente, trabalha em um novo projeto chamado “The Short History of White People”, em parceria com o escritor e jornalista Eli Barbur.

Nas obras deste realizador, há uma aproximação com o que Gunning denomina de “cinema de atrações”, em que Méliès era o grande mestre. Temos no cinema de Zbig uma postura semelhante aos dos primeiros filmes: uma experiência não familiar, imprevisível e que não busca ser realista nem narrativa (do ponto de vista da narrativa clássica). O cineasta é comumente acusado de fazer apropriações de procedimentos deste tipo de cinema do início do século passado. Mas poderíamos afirmar que Rybczynski apenas faz uso de técnicas e procedimentos que já deveriam estar “superados” ou “esquecidos”? Sua obra está longe de representar uma involução ou regressão da linguagem cinematográfica. Pelo contrário, reforça a idéia de que não devemos pensar em uma separação completa entre passado e presente, tampouco que existe um progresso na arte cinematográfica, que atingimos uma linguagem ideal e final.

Rybczynski não atua no passado, tem consciência do seu tempo, das potencialidades e limitações da sua época. A tradição cinematográfica fornece bases para a criação de obras inventivas, não realizando uma simples apropriação ou retorno. A tradição funciona como elemento propulsor da criação, que não aponta somente para o uma época distante, mas também para o futuro. Sua obra é tão contemporânea como a de qualquer outro realizador da sua geração.


Grandes obras:

Tango – O filme mais comentado, o do Oscar, o que todo estudante de cinema assiste no primeiro semestre de faculdade. “Que povo mal recortado!”.

Media – “Como é que ele fez essa porra?”. “Ah, isso aí é claramente uma cópia do Chaplin...”

The Orchestra – “Ihhhh, Sokurov...Tu copiou o cara...”

Kwadrat – Nicotine, valium, vicodin, marijuana, ecstasy, and alcohol.


Vídeos:


Imagine (J.Lennon) - Zbigniew Rybczynski (1987) from Thomas Mantero on Vimeo.



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